Autenticar

Autenticar

Considerando a urgência em reduzir incêndios com causas associadas à pastorícia, bem como a gravidade dos incêndios que têm início nas queimadas de pastores, que se repercutem na perda de valor das pastagens dada a severidade dos incêndios e, por outro lado, o envelhecimento, a perda de população rural e a baixa atratividade da vida de pastor, foi constituído um Grupo de Trabalho para o Mecanismo de Apoio à Realização de Queimadas, MARQ, com o objetivo de reduzir as áreas queimadas de forma desregulada, evitando que se transformem em incêndios com fins indesejáveis e, por outro lado, desenvolver um modelo de apoio à realização de queimadas em territórios onde existe uma forte relação entre o uso tradicional do fogo e a atividade pastoril.

A equipa de projeto envolveu todas as entidades do sector e compreendeu um planeamento estratégico, um planeamento operacional e as operações e logística, onde se identificaram as áreas prioritárias, as necessidades do pastor na renovação de pastagens, a validação das parcelas e a elaboração dos planos de prescrição.

A CIM Viseu Dão Lafões participou neste Grupo de Trabalho, no âmbito do Gabinete Técnico Florestal Intermunicipal e da Brigada de Sapadores Florestais, para a execução operacional, tendo sido responsável pela abertura das linhas de ancoragem de uma das parcelas no município de Castro Daire para posterior utilização de fogo controlado.

A CIM Viseu Dão Lafões iniciou hoje, em Mangualde, as ações de reflorestação integradas no Movimento Terra de Esperança, em parceria com a Fundação GALP, a Associação Nacional de Empresas Florestais, Agrícolas e do Ambiente e a Câmara Municipal de Mangualde.

Numa ação, que contou com 65 alunos do Agrupamento de Escolas de Mangualde do 8º e 9º anos, foi possível reflorestar com 1000 árvores autóctones, carvalho alvarinho (Quercus robur), uma área florestal que ardeu em 2017.

Juntos por uma região mais verde.

 

O Centro de Informação Europe Direct de Aveiro e a Antena de Informação Europeia em Viseu-Instituto Politécnico de Viseu promovem em parceria com a Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões, a Câmara Municipal de Viseu e a Associação Empresarial da Região de Viseu, a Mesa Redonda ‘#InvestEU-Como potenciar a sua empresa’, no dia 9 de dezembro, às 14h30, no Auditório da AIRV, em Viseu, destinada a empresários e demais públicos interessados.

O painel de oradores conta com a presença de Catarina Dantas Machado, Conselheira Económica e Financeira, da Representação da Comissão Europeia em Portugal que dará enfoque ao Programa #InvestEU, de Kim Kreilgaard, Chefe da Delegação do BEI em Portugal, que apresentará os Instrumentos e Financiamentos para Investimentos Estratégicos e as Operações de Empréstimos em Portugal do BEI e, ainda, a partilha de boas práticas.

A nota de boas vindas contempla a presença do Presidente da CM Viseu, António Almeida Henriques, do Presidente da AIRV, João Cotta, do Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões, Nuno Martinho, do Presidente do Centro de Informação Europe Direct Aveiro (AEVA), Jorge de Almeida Castro e do Vice-Presidente do IPV - Antena Informação Europeia em Viseu, José Bastos. Será para nós muito gratificante contar com a sua presença.

 

link para inscrição https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdGdYbzgt7i-Kt5S0B1bAMPrArzWCCa2q7xXWQrbMrzU94Frw/viewform

Pág. 1 de 214

Newsletter

Siga-nos

 

Fale connosco

 Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.   
  +351 232 812 156          +351 232 812 157
  Rua Dr. Ricardo Mota nº 16, 3460-613 Tondela