Autenticar

Autenticar

A CIM Viseu Dão Lafões realizou, hoje, dia 10 de janeiro, uma reunião de trabalho com os Senhores Vereadores e técnicos dos 14 Municípios para apresentação da estratégia de implementação das componentes Turismo Cultural e Agenda Integrada de Eventos.

A primeira fase dos trabalhos vai ser já apresentada na Bolsa de Turismo de Lisboa, que irá realizar-se no próximo mês de março.

Pretende-se, com este trabalho, agregar sinergias intermunicipais para a criação de produtos turísticos integrados com capacidade distintiva e de atração para disponibilizá-los no mercado, em articulação com a marca da Entidade Regional de Turismo do Centro “Turismo Centro Portugal, Um país dentro do País”.

Estas duas ações têm, também, como objetivo garantir o envolvimento dos agentes públicos e privados que atuam na cadeia de valor turística, atraindo novos públicos, nacionais e internacionais através da oferta de produtos de qualidade, diferenciadores, estruturados e complementares, integrando ofertas de turismo de natureza e turismo cultural.

Estas ações irão ser implementadas no âmbito do Programa Operacional Regional do Centro – Centro 2020, através da candidatura designada “Produtos Turísticos Integrados da Região Viseu Dão Lafões”.

No âmbito dos Planos Inovadores de Combate ao Insucesso Escolar, está em curso o Plano de Promoção do Sucesso Educativo Viseu Dão Lafões, que abrange projetos de âmbito municipal e intermunicipal, com principal incidência na promoção do sucesso educativo, na igualdade no acesso ao conhecimento e na redução da taxa de abandono escolar.

Assim, ficaram os municípios, enquanto promotores, incumbidos de procederam à contratação de técnicos qualificados que permitam ao município a implementação dos projetos municipais, conjuntamente com os Agrupamentos de Escola da Região, tendo ficado a cargo da CIM Viseu Dão Lafões, o desenvolvimento de um projeto, de caráter intermunicipal, que permita capacitar e diferenciar a rede de Técnicos da Região Viseu Dão Lafões.

Neste sentido, a CIM Viseu Dão Lafões promoveu a realização de duas ações de capacitação, para dois grupos de trabalho, nos passados dias 7 e 10 de dezembro, com a temática do “Espaço das equipas multidisciplinares” em Viseu Dão Lafões.

Estas ações de capacitação serão seguidas de, pelo menos, mais duas temáticas, e pretendem capacitar a totalidade dos técnicos contratados no âmbito da promoção do sucesso educativo, homogeneizando conhecimentos e procedimentos, bem como, promovendo a partilha de experiências.

Realizou-se, no passado dia 7 de dezembro mais uma reunião plenária da rede da Coesão Social que, à semelhança das reuniões anteriores foi amplamente participada, tendo contado com a presença de praticamente todos os parceiros da rede.

Na referida reunião foram apresentados os resultados dos trabalhos que estiveram na génese do 3º projeto-piloto, nascido no seio desta rede colaborativa, projeto "Famílias de A a Z" e, simultaneamente, foi apresentado o programa do II Seminário "Inovação Social em Viseu Dão Lafões”, que se irá realizar no dia 16 de janeiro de 2019, no auditório da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, podendo consultar o programa do mesmo.

Este seminário assume-se como de grande importância no panorama da coesão social da região, uma vez que, nele será dado a conhecer o trabalho desenvolvido, ao longo das enumeras reuniões de trabalho, pelos diversos parceiros da rede. Paralelamente, serão apresentados diversos projetos, quer regionais quer nacionais, dos quais importa conhecer as suas boas práticas nos domínios de intervenção da rede.

 

Pág. 1 de 193

Newsletter

Siga-nos

 

Fale connosco

 Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.   
  +351 232 812 156          +351 232 812 157
  Rua Dr. Ricardo Mota nº 16, 3460-613 Tondela