Autenticar

Autenticar

No âmbito da 7ª edição do projeto “Escolas Empreendedoras da CIM Viseu Dão Lafões”, realizou-se, no passado dia 6 de dezembro, o 1º Encontro de Professores Embaixadores.

A sessão teve início com uma apresentação dos principais objetivos desta 7ª edição e contou com a participação de cerca de 20 embaixadores de todo o território.

A metodologia de operacionalização e a auscultação dos intervenientes fez, também, parte do programa da manhã.

Da parte da tarde decorreram as visitas às instalações da HUF Portuguesa e à incubadora Carmelitana, em Tondela.

O evento THE DAY AFTER – UMA NOITE POR TODOS será publicamente apresentado, em Conferência de Imprensa, no próximo dia 5 de dezembro, terça-feira, pelas 12horas, nas Termas de Sangemil, Lajeosa do Dão, TONDELA.

No encontro com jornalistas estarão presentes o Presidente da Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, Rogério Abrantes, o Presidente do Turismo Centro de Portugal, Pedro Machado, o Presidente da Câmara Municipal de Tondela, José António Jesus e o administrador da Visabeira Turismo, José Arimateia.

The Day After - UMA NOITE POR TODOS” é um evento dedicado à angariação de verbas para a ajuda e reconstrução deste território tão afectado pela vaga de incêndios de 15 e 16 de outubro.

No sábado, 16 dezembro, por uma noite o The Day After reabrirá as suas 4 pistas de dança oferecendo, a todos os que desejarem participar, a experiência de reviverem os diversos ambientes  deste espaço, que durante anos foi uma das referências na Região Centro.

 

No âmbito do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (PO SEUR), a CIM Viseu Dão Lafões submeteu duas candidaturas ao Aviso nº Aviso n.º POSEUR-08-2017-20 – “O Futuro é Amanhã – Ações de Comunicação e Sensibilização sobre Alterações Climáticas” e “Produção de Conhecimento sobre Riscos Associados às Alterações Climáticas para a Região Viseu Dão Lafões”.

A candidatura “O Futuro é Amanhã – Ações de Comunicação e Sensibilização sobre Alterações Climáticas” tem como objetivo, no seguimento do previsto no Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas Viseu Dão Lafões, a dinamização e o alargamento das atividades, aí previstas, bem como, a realização de novas ações de comunicação, divulgação e sensibilização associadas ao Plano a partir de fevereiro de 2018.

Pretende-se desta forma, como referido pelo Dr. Nuno Martinho, Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões, “consolidar a fase de arranque da comunicação institucional associada à divulgação do PIAAC com um conjunto articulado de ações de comunicação e de sensibilização sobre os riscos associados às alterações climáticas que tenham incidência, sobretudo, junto da comunidade escolar de Viseu Dão Lafões”.

Relativamente à candidatura “Produção de Conhecimento sobre Riscos Associados às Alterações Climáticas para a Região Viseu Dão Lafões” esta tem como objetivo, a produção de informação e conhecimento, nomeadamente estudos, análises e cartografia sobre os riscos associados às alterações climáticas, como sejam, erosão dos solos, ondas de calor e incêndios florestais, bem como, produção de informação que correlacione o risco de incêndio florestal, o risco de erosão dos solos e as áreas percorridas por incêndios, bem como, integrar a referida informação na “Plataforma de Emergência e Proteção Civil Intermunicipal”

Segundo o Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões, Nuno Martinho, “estas candidaturas visam continuar a dotar o território de instrumentos e de conhecimento que permitam uma maior sensibilização da problemática das alterações climáticas, bem como, o robustecimento da informação na área da proteção civil”.

Pág. 1 de 160

Newsletter

Siga-nos

 

Fale connosco

 Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.   
  +351 232 812 156          +351 232 812 157
  Rua Dr. Ricardo Mota nº 16, 3460-613 Tondela