Autenticar

Autenticar

Mensagem do Presidente

Desde a sua constituição que a CIM tem vindo a cimentar o seu papel estruturante no contexto da Região e prosseguiu a sua estratégia de desenvolvimento regional, sendo hoje uma entidade de relevância e reconhecida por parte do tecido associativo, económico e sociedade civil do nosso território.

 

Para esse facto muito contribuiu a forma como a CIM sempre procurou e procura envolver os agentes económicos, sociais e culturais, públicos e privados, nos projetos que desenvolve, fazendo da união, do trabalho em rede e esforço conjunto o desígnio da sua atuação.

 

Muitos têm sido os projetos liderados pela CIM. Desde logo destaco o processo de contratualização com o Programa MaisCentro, no âmbito de um contrato de subvenção global, que pela primeira vez possibilitou à Região gerir parte dos fundos comunitários colocados à sua disposição.

 

A Rede Regional de Empreendedorismo, a Modernização Administrativa dos 14 municípios, a formação supramunicipal de funcionários das autarquias, a Rede Urbana para a Competitividade e Inovação Viseu | Dão Lafões ou a gestão da Ecopista do Dão são outros excelentes exemplos do trabalho desenvolvido nos últimos anos.

 

É, assim, unânime a excelência do trabalho que a CIM Viseu Dão Lafões tem desenvolvido, nos últimos anos, em prol dos seus Municípios associados e de toda a nossa região.

 

Agora, novos desafios se avizinham para a Região Viseu Dão Lafões. Nos próximos anos, destaco, como prioridade da CIM, a concretização da estratégia e do plano de ação que estão a ser delineados para o território no âmbito do próximo período de programação dos fundos estruturais (2014-2020). Estou certo que seremos capazes, juntamente com todos os atores do território, de tornar a nossa região capaz de fomentar e atrair atividades económicas com potencial de internacionalização, geradoras de valor e criadoras de emprego qualificado, e que incorporem factores de inovação no tecido económico.

 

Mas para entrarmos no caminho do progresso e crescimento económico é essencial uma articulação e parceria entre os vários agentes da região, sejam eles privados,  públicos, do ensino ou da cultura. É exatamente isto que a CIM Viseu Dão Lafões faz, e com muito sucesso, com as associações empresarias e as empresas, com o sistema científico e tecnológico, os agrupamentos de escolas, o Turismo Centro de Portugal, os atores culturais, entre outros.

 

Só uma colaboração estreita entre todas estas entidades, numa procura constante de somatório de vontades e capacidades, permitirá termos uma Região Viseu Dão Lafões mais competitiva, mais forte e capaz de contribuir para o desígnio comunitário de um crescimento inteligente, sustentável e inclusivo.

 

Como Presidente do Conselho Intermunicipal da CIM empenhar-me-ei para que isto aconteça e para que a Comunidade mantenha o espírito de harmonia e de cooperação por que sempre se pautou e que continue, desta forma, a assumir-se como uma Instituição de reconhecido mérito no panorama da intermunicipalidade.

 

Trabalhamos pela Nossa Região e estamos à vossa disposição.

 

José Morgado Ribeiro
Presidente do Conselho Intermunicipal

Newsletter

Siga-nos

 

Fale connosco

  Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.   
  +351 232 812 156          +351 232 812 157
  Rua Dr. Ricardo Mota nº 16, 3460-613 Tondela